CASO:
Durante
uma festa, Margarida, Zezinho e Luizinho fizeram ingestão de bebida alcoólica e
nenhum dos três lembra-se exatamente do que aconteceu naquela noite, porém
Margarida tem certeza que se relacionou sexualmente com um dos dois. Margarida
não sabe se incorreu em erro sobre a pessoa em relação a um deles.
Após a
festa, Margarida mudou de cidade e perdeu o contato com os gêmeos. Nove meses
depois da festa, Margarida teve uma filha. Dois anos após a festa, Zezinho
estava casado e teve um filho.
Vinte anos após a festa, por um acaso do destino, a filha de Margarida, Josefina, e o filho de Zezinho, Joelmo, se conheceram numa viagem, se apaixonaram e decidiram se casar. Ao marcarem um encontro com as famílias dos noivos, Margarida, Zezinho e Luizinho se reencontraram, tendo uma grande surpresa!
Depois de muito conversarem, os três perceberam que tinham um grande problema nas mãos: era impossível definir, com precisão, o pai de Josefina. Dessa forma, como Zezinho e Luizinho são gêmeos univitelinos, ou seja, possuem identidade de material genético, o teste de DNA não é conclusivo. Sendo assim, mesmo com o auxílio científico, é impossível determinar quem seria o pai e quem seria o tio de Josefina.
Assim, pergunta-se:
1) Tendo em vista que Josefina e Joelmo podem ser primos OU irmãos, no momento da habilitação, você autorizaria o casamento entre Josefina e Joelmo? Quais seriam os argumentos para uma resposta positiva e quais seriam os argumentos para uma resposta negativa? À luz do tema dos impedimentos, responda o caso e apresente os principais pontos relevantes para o debate do tema.